As sapateiras

10.5.10
Foto do Nelson Garrido

Quando era miúda diziam-me sempre que eu era muja - os mujas são do lado da minha avó paterna - e eu achava bem, porque era o lado da família mais "idiota". Os idiotas são pessoas com ideias a mais na cabeça, o que as torna cismáticas e, por conseguinte, tristes e imbecis. Como nunca achei os idiotas imbecis parecia-me bem ser muja, até porque combinava com a minha aspiração a intelectual. Também achava piada aos jarazes, do meu avô paterno, que são pessoas com jeito para os prazeres da vida: copos, festas, "vida alegre e fato roto", como ouvia várias vezes lá por casa. Com as sapateiras, a minha mãe e avó, pessoas que vêem no trabalho a resolução de todos os problemas da vida, sejam práticos ou filosóficos, nunca me identifiquei. Mas é lá, em Laúndos, em frente ao terreiro, que estão as minhas raízes, os meus afectos mais profundos e mais difíceis de perceber. É lá que estão as mulheres com quem cresci. Ao ver a minha avó, a minha tia e prima no Público senti o quanto delas tenho em mim e o meu peito apertou-se um bocadinho, por já ser crescida.

P.S ninguém, na família, sabe as origens destes cognomes. Se calhar devia investigar.

1 comentário:

  1. Oh pá, li esse texto com tanto gosto! Sem saber que era gente da tua gente. Desculpa lá, mas és bastante mais jaraz do que muja, embora um pouco muja pelo lado da cisma.

    ResponderEliminar