Lisboa

7.1.13
Quando voltar para o Porto, porque voltar para o Porto sempre foi uma inevitabilidade, sei que vou sentir falta de Lisboa. Vou sentir falta do ronco dos barcos no Tejo, como agora sinto do som das gaivotas do Porto; do jardim da Estrela; do pato que conversa com as pessoas (sobretudo com os mais idosos, se calhar por ele ser também um velho) no lago do jardim da Parada; da Gulbenkian; da mouraria; das variadíssimas ofertas culturais e gastronómicas que a cidade tem e, sobretudo, das suas predisposições. Porque, como diz Lawrence Durrell, "uma cidade, tal como uma pessoa, reúne as suas predisposições, os seus apetites e os seus temores." (sim, estive a ler o ípsilon).
Do eléctrico que frequento, quase diariamente, não vou sentir falta, mas vou de certeza ser acometida por uma certa nostalgia ao lembrar-me dele.
Lisboa não é sempre uma cidade fácil, mas é uma cidade que nos deixa acreditar que tudo é possível (sobretudo quando não se é puérpera, ou se está a amamentar, ou a cuidar dos filhos a tempo inteiro).

7 comentários:

  1. Amei a última frase.
    É isso também que sinto, dado que sou só uma jovem sozinha com menos de 30 anos!

    ResponderEliminar
  2. Estás a ver a saudade parva do que já não temos? É porque retemos a essência dos momentos.
    Estás a ver fraldas cheias de cocó? Daqui a uns tempos retens o sorriso por trás das pernocas malandras.

    E sim, as cidades têm desafios que não há carrinhos xpto que resolvam.

    ResponderEliminar
  3. Guardo nostalgia de todas as cidades que morei, excepto do Porto, fosgam-se lá as gaivotas a cagarem-nos na cabeça, os prédios a desmoronarem-se de velhos, os 40 bairros sociais da área metropolitana, os gunas e pingo-doce saídos do inferno! nunca digo nunca, mas não quero voltar ao Porto, desculpa lá, não sou Oporto lober!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) estás desculpada, seria trágico se todos gostássemos das mesmas coisas.

      Eliminar
    2. Sim ...mas o meu Porto é lindo !!! Passeios em santa Catarina , pequeno almoco no Bolhao , e grandes noites de estudo a olhar o Douro ...passeatas na foz e nunca uma gaivota me cumprimentou de forma menos agradável ....Porto tantas saudades! Meu Porto sentido !! estou a 3000km !!!

      Eliminar
  4. só no porto é que as gaivotas cagam?!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar