"O comércio delicado"*

8.7.13
Nos últimos anos tenho "perdido" muito tempo a tentar consumir responsavelmente. Desisti de hipermercados, voltei (virtualmente, porque começo a sentir-me mal lá dentro) aos hipermercados, desisti definitivamente de hipermercados. Procuro a origem dos produtos e compro em mercados e mercearias locais. Isto dá algum trabalho, mas depois passa a ser uma rotina como outra qualquer.
O que eu não sabia é que vender responsavelmente também podia ser tão trabalhoso, sobretudo quando o que se pretende é uma coisa tão básica como uma t.shirt 100% algodão, fabricada em Portugal. 
Há certos circuitos económicos que nunca vou entender: Fabricam-se t.shirts em Portugal para serem exportadas e importam-se t.shirts para serem vendidas.
A boas notícias é que as pequenas e médias fábricas que resistiram estão a modernizar-se e, além de aceitarem pequenas encomendas de novos clientes, estão a trazer de volta a velha garantia da qualidade do "made in Portugal".

1 comentário:

  1. Boa! E sim, há coisas que nunca vamos entender mas acredito que haja muito boa gente (como voceses) com muito boas intenções (como voceses) e que dão a volta a estas questões sem sentido (como voceses). Sim, porque eu sou fã acérrima deste vosso sentimento mesmo quando ainda não sabia no que isto ia dar. Mas sendo coisa vossa há que confiar :)

    ResponderEliminar