A vida

6.9.13
Lembro-me muitas vezes desta frase da Joan Didion: "A vida modifica-se rapidamente…A vida muda num instante…Sentamo-nos para jantar e a vida, como a conhecemos, acaba!"
É assim. Mesmo. Eu já vi ser assim na minha vida, quando o meu pai morreu aos 35 anos sem mais nem menos.
Mas a vida também muda devagarinho. É devagarinho que se instalam hábitos, que se engolem sapos, que se comem ideias preconcebidas, que se emplastram desprazimentos, que um dia se revelam quando nos sentamos para jantar.
Talvez fosse giro falar disto, do sono, dos ataques de choro, do comer compulsivamente, do beber exageradamente, do ir contornado as dificuldades, porque a vida é fodida já se sabe e eu até nem tenho razões de queixa, até ao tal dia em que nos sentamos para jantar e o corpo cede, mas agora tenho de ir fazer panados para o jantar. Tenho mesmo, não é uma metáfora. Mais logo saímos para passar o fim-de-semana no Porto e é preciso levar o jantar pronto.

5 comentários:

  1. Muda de repente, sim, mas também acontece mudar para melhor. Um dia sentamo-nos para jantar e temos uma familia que fomos nós que criámos. E que nos ama. E isso pode ser pindérico e até banal de dizer mas, vale a pena a vida.

    ResponderEliminar
  2. A tua vida fodida, e intensamente vivida, a correr num caminho ao lado do meu é uma prenda que te agradeço. Sentidamente. Amanhã, cá nos encontramos num dos muitos cruzamentos, rotundas, entroncamentos e parques de merendas. E podes trazer panados, acho que a malta agradece!

    ResponderEliminar
  3. Se vens passar o fim de semana ao Porto, a vida fica logo melhor. É um facto!

    ResponderEliminar
  4. Sim, mas na maior parte do tempo semeia-se entre o desesperada e o iluminadamente.

    ResponderEliminar