Bali

5.9.14




Agora que estou em casa da minha mãe, sem saber ao certo onde será a nossa próxima casa, e com as alergias todas de volta, parece-me quase estranho voltar a Bali.
Apetecia-me mesmo era voltar a Timor, ainda por cima não cheguei a escrever o post dos bichos que se atravessam constantemente na estrada, porque a estrada em Timor é de todos, dos porcos, dos cães, dos galos, dos caraus, das pessoas e também dos automóveis.
Em Bali é essencialmente dos automóveis e das vespas, mas chega de tentar comparar o que não tem comparação.
Acho que Bali é capaz de ser muito bonito, mas está demasiado cheio de turistas.
É claro que se não fossem os turistas não teria visitado a fabulosa plantação de café Pulina e provado o famoso café que os Luwac fazem o favor de digerir e cagá-lo para nós.
Também é provável que as centenas de hotéis e restaurantes em cima da praia não existissem e que fosse tudo muito mais bonito para quem está de passagem, mas os balineses vivem do turismo, por isso é justo que assim seja. Até porque eles não parecem nada incomodados com a imensidão de gente que entope todas as artérias principais da ilha, de manhã à noite.
É bastante fascinante, aliás, que além de parecerem nada incomodados mantenham os seus rituais de oferendas aos deuses em todo o lado, indiferentes a quem passa (aquele da primeira foto estava à entrada da "nossa" casa). E quem passa precisa de ter algum cuidado para não andar aos chutos às flores, aos biscoitos, ao arroz e a um ou outro cigarro.
Fascinantes são também os "rice terrace", como lhe chamam, e os templos no meio do mar, como o Tanah Lot (na última foto), onde, dizem, se pode ver o pôr-do-sol mais bonito do mundo. Como da primeira vez não chegámos a tempo e da segunda optámos por ir à hora do almoço, para não estar três horas na fila, não posso confirmar e, portanto, o pôr-do-sol mais bonito, para mim, continua a ser o da Areia Branca.

3 comentários:

  1. "o pôr-do-sol mais bonito para mim, continua a ser o da Areia Branca."

    é por causa destas cenas que tu és uma das tipas mais giras da bloga à la portugaise, qual gaiola dourada, qual quê :)

    ResponderEliminar
  2. Eu cá só percebo de nasceres do sol.

    (e escola dos miúdos, em que ficaram?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles estão inscritos no Infantário Popular Ribeiro dos Santos, mas por enquanto está tudo em stand by.

      Eliminar