Descendo de uma família de mulheres

16.3.15
A minha bisavó Laurinda, mãe da minha avó que já viram por aqui, era uma espécie de fitoterapeuta. Conhecia muito bem as plantas e com elas curava várias mazelas às pessoas da aldeia.
Acho incrível que nenhuma das filhas, ou netas e neto, tenham aprendido alguma coisa com ela. Tentei que se lembrassem, perguntei à minha mãe, que foi criada pela avó, mas a única coisa de que se lembra é de a ver curar a febre com um copo de água em cima da cabeça (ela diz que viu várias vezes a água ferver dentro do copo, enquanto a febre desaparecia) e de umas mistelas com urtigas.
A minha avó também não tem memória das plantas que a mãe usava. Lembra-se de ela ter mau feitio, de se ter revoltado contra o padre e a igreja, por ele se ter negado a entrar com o compasso em casa dela no dia de Páscoa.
-Mas ele fez isso por causa dela curar pessoas?
-ah?
-ELE FEZ ISSO POR CAUSA DELA CURAR PESSOAS? (é tão difícil falar com moucos...)
-Não, não. Foi porque ela albergou em casa a Ermelinda, que tinha um amante. A pobreza era muita. O meu pai antes de morrer em França (II Guerra Mundial) passou uma procuração a um amigo, que lhe roubou tudo. A minha mãe vivia com nós a três mais o pai dela, o meu avô Joana (chamavam-lhe assim, por causa da mãe dele). Eu gostava muito do meu avô.
Depois desse dia da Páscoa, em que a minha mãe saiu de casa a chamar nomes ao padre e a todos os que iam no compasso, o meu avô morreu de desgosto. Era muito religioso. A minha mãe nunca mais entrou na igreja, até esse padre morrer.

Em suma, todo o conhecimento da minha bisavó Laurinda morreu com ela mas fiquei a saber que houve um homem na vida da minha avó de quem ela gostou, o meu trisavô Joana.
É certo que ela teve um marido, durante uns anos, antes de ele desaparecer no Brasil, mas nunca a ouvi falar dele com o mínimo de afecto. Costuma referir-se a ele como o "Jerico".

2 comentários:

  1. Esse conhecimento da tua bisa era tão util! Como é q ninguém aprendeu nadinha?
    Gosto do nome do teu tetra-avô 😜

    ResponderEliminar
  2. Enganei-me, o avô da minha avó é meu trisavô. E chamava-se José mas toda a gente o conhecia por Joana.

    ResponderEliminar